A Rede de Referência Topográfica Cadastral Municipal - RRCM, ou rede de apoio de campo básico, é definida pela Norma Brasileira ABNT NBR 14.166:2022 como uma rede de vértices materializados no terreno por Marcos Geodésicos com Coordenadas Planialtimétricas precisas e referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro - SGB.
Essa serve como base oficial do Município para a execução de levantamentos topográficos e cadastrais que visam projetos, cadastros ou implantação e gerenciamento de obras.
A RRCM é fundamental para referenciar todos os levantamentos topográficos do município, para suas diversas finalidades, seja para elaboração de Planta Cadastral, demarcação de loteamentos, Cadastros Técnicos Multifinalitários e projetos de Engenharia e urbanização em geral.
A implantação de marcos geodésico segue as normas brasileiras ABNT e do IBGE.
O levantamento geodésico de precisão conta com o rastreio dos marcos geodésicos implantados com receptores de satélites de posicionamento GNSS de dupla frequência para a determinação das coordenadas planialtimétricas referenciadas ano SIRGAS2000, época 2000,4 e ao marégrafo de Imbituba - SC, conforme o Sistema Geodésico Brasilero - SGB.
Para todos os marcos implantados são calculadas suas coordenadas geodésicas e coordenadas planas projetadas no Sistema de Projeção Universal Transversa de Mercator - UTM e altitude normal.
Implantação com coordenadas rigorosas, garantindo estabilidade e confiabilidade nos marcos geodésicos.
Verificações em campo e ajustes garantem aderência às normas e consistência dos pontos de apoio.
Monografias claras e bem documentadas facilitam uso, rastreio e manutenção da rede geodésica.
Cidades
Km²
Marcos Implantados
Apresentamos os marcos no mapa com clareza e padronização, seguindo rigorosamente as normas estabelecidas para garantir confiabilidade, rastreabilidade e uso técnico adequado.